sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Caminhada de combate à dengue percorre ruas do São Cristóvão

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou, na manhã desta sexta-feira (16), a caminhada da conscientização pelo combate à dengue. O evento percorreu ruas do bairro São Cristóvão. Na ocasião, foram distribuídos panfletos informativos e sacos de lixo para coletas. “A Secretaria vem trabalhando de forma intensiva para combater o avanço da doença na capital”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Gutemberg Araújo.
Caminhada distribuiu panfletos informativos e sacos de lixo para coletas
Os pontos de coleta foram as ruas Nunes Freire, São Cristovão, Campo da Estrela, Panair, Travessa Panair, Flávio Bezerra, Mangueira e Pedreira, entre outras. Em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), foi realizado ainda uma ação de borrifação em todo o bairro São Cristóvão. “A sociedade tem papel importante nessa luta e tem colaborado com as ações da Secretaria”, ressaltou o secretário.
Durante a caminhada, houve ainda coleta de materiais inservíveis (utensílios e demais objetos sem serventia ao morador). Um caminhão da Semosp recolheu os objetos coletados. Integrando as ações da campanha da Semus contra a dengue, equipes de agentes da saúde realizaram visitas a residências aplicando produtos e orientando a população sobre os cuidados preventivos. E paralelo ao trabalho, um laboratório móvel foi instalado no bairro para mostrar à população as fases de desenvolvimento do mosquito Aedes Aegypti.
Causa da doença - Dengue é a enfermidade causada pelo vírus da dengue, um arbovírus da família Flaviviridae, gênero Flavivírus, que inclui quatro tipos imunológicos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo e imunidade parcial e temporária contra os outros três.
A transmissão se faz pela picada da fêmea contaminada do mosquito Aedes aegypti. Um único mosquito em toda a sua vida, 45 dias em média, pode contaminar até 300 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adsens