quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Sinproesemma quer saber se aposentados vão ser contemplados com piso nacional

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) busca esclarecer, junto ao governo do Estado, se os educadores aposentados vão ser contemplados com o piso nacional para a categoria. Por isso, realizou uma reunião na tarde de ontem (20), na sede do sindicato, na Rua Henriques Leal, n° 128, no Centro Histórico de São Luís, onde 40 aposentados discutiram a exclusão deles do reajuste salarial.
A reunião teve início às 15h e encerrou às 17h, na sala de reunião Professora Isméria. 'A Lei 11.738 deve beneficiar todos, inclusive a aposentados e pensionistas. Nós queremos saber do governo se eles vão ser contemplados?', questionou Júlio Pinheiro, presidente do Sinproesemma. Cerca de 10 mil aposentados do Estado ficaram de fora dessa conquista da categoria.
Os aposentados fizeram uma agenda para dialogar com o governo a fim de que tenham acesso a esse direito. 'Nós queremos resolver essa situação na base do diálogo, tanto que traçamos um projeto, mas se não houver avanços podemos ir às ruas para reivindicar por um direito que é de todos', frisou Júlio Pinheiro.
O presidente do sindicato destacou que ontem os aposentados receberam parte do 13° salário com reajuste; no entanto, nos meses de outubro e novembro não tiveram acesso a esse beneficio.
Na semana passada, o sindicato entrou em contado com o secretário estadual de Educação, João Bernardo Bringel, para relatar o caso; porém, até a tarde de ontem, não havia recebido resposta por parte do governo. Diante dessa situação o Sinproesemma aguarda uma sinalização do Estado para a reposição do beneficio durante esses dois meses, e se os aposentados terão acesso ao Piso Nacional dos Educadores em 212, e qual valor será concedido.
Piso Nacional – De acordo com a Lei 11.738, os professores de carreira inicial de formação de nível médio devem receber o piso salarial no valor de R$ 1.187. No Maranhão, os educadores tiveram acesso a esse direito após várias mobilizações, cobrando do Estado o direito garantido aos educadores de todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adsens